Consultas

Buscamos devolver a qualidade de vida aos pacientes, atuando não apenas no tratamento, mas também na prevenção e na promoção da saúde.

Na Ortoclini, você encontra profissionais das diversas áreas de atuação da Ortopedia e Traumatologia. Nossa filosofia de atendimento busca devolver a qualidade de vida aos pacientes, atuando não apenas no tratamento, mas também na prevenção e na promoção da saúde.

Em nossa estrutura, dispomos também de recursos para a realização de exames complementares, como Raio X e Ultrassom, que auxiliam no diagnóstico e na definição da melhor conduta para cada paciente. Assim, os pacientes contam com comodidade para a realização de consultas e exames em um só local.

Agende sua consulta pelo telefone (48) 3224-7466 ou por whatsapp (48) 98810-8383.

Áreas de Atuação

Cirurgia da Coluna

Todos os tipos de lesões e deformidades na coluna, sejam degenerativas ou por trauma, são tratados pelo médico especialista em Coluna.

Os problemas mais comuns que afetam a coluna são: lombalgia, artrose e hérnia de disco. A dor na coluna, quando intensa e persistente, acompanhada ou não de queimação e formigamento, precisa ser investigada.

O tratamento da dor na coluna pode ser medicamentoso ou cirúrgico. No entanto, o tratamento multidisciplinar e multiprofissional é o ponto de destaque dessa área da Ortopedia.

Em geral, os pacientes que sofrem de problemas na coluna são orientados para o acompanhamento com fisioterapeutas para auxiliar na sua recuperação. O trabalho multidisciplinar traz bons resultados no tratamento de lombalgia (dor lombar, nas costas, abaixo das costelas), lombociatalgia (dor lombar, nas costas, abaixo das costelas, com irradiação para nádegas e/ou coxas – uma ou ambas – e que pode estar acompanhada também de formigamento na perna – uma ou ambas), artrose e outros problemas que têm tratamento complexo e prolongado.

Cirurgia do Joelho

O joelho é a maior e uma das principais articulações do corpo humano. É composto pela articulação tibiofemoral, femoropatelar e tibiofibular.
É considerada uma articulação complexa e sujeita a lesões, tanto traumáticas, como acidentes e quedas, quanto degenerativas, como desgaste e envelhecimento.

As lesões mais comuns são as de cartilagem (condropatia), menisco/ligamentares (cruzados e colaterais) e artrose.

O tratamento conservador das lesões envolve, principalmente, a prevenção através da prática esportiva sob orientação multiprofissional (médico, fisioterapeuta e educador físico). Algumas lesões necessitam de tratamento cirúrgico e devem passar por uma análise criteriosa do médico (anamnese e exame físico), associada a exames complementares.

Cirurgia da Mão

A dor na mão pode ser causada pelos movimentos repetitivos ou devido a doenças autoimunes. Normalmente, quando a dor é persistente e/ou dificulta a realização de movimentos simples, como segurar um copo ou escrever, é necessária uma avaliação médica.

Os problemas mais comuns que atingem as articulações das mãos são: artrite, síndrome do túnel do carpo, tendinite, fratura, gota, artrite reumatoide, lúpus e tenossinovite.

O tratamento das lesões nos tendões, das artrites, das pequenas articulações e fraturas do punho, da mão e dos dedos é realizado pelo Cirurgião de Mão. Novos métodos de diagnóstico, modernas técnicas cirúrgicas e materiais para correção de fraturas auxiliam no sucesso do tratamento.

A união dos Cirurgiões de Mão com a equipe de Fisioterapia permite um tratamento completo e que favorece o rápido retorno dos pacientes às suas atividades.

Cirurgia do Cotovelo

O cotovelo é a articulação que fica entre o braço e antebraço. Toda dor ou desconforto na região precisa ser investigada.

Diversos problemas podem causar dor no cotovelo. Em adultos, a causa mais comum é a tendinite, que é uma inflamação nos tendões que prendem os músculos ao osso.

Praticantes de atividades físicas com raquete estão mais propensos a lesionar os tendões do cotovelo. Quando a lesão acontece nos tendões pelo lado de fora do cotovelo, é chamada epicondilite lateral, conhecida também como cotovelo de tenista. Já quando acomete os tendões na parte interna do cotovelo, a inflamação chama-se epicondilite medial ou cotovelo de golfista.

Apesar da relação com as práticas esportivas, outras atividades podem causar tendinite no cotovelo, como movimentos repetitivos com o pulso e o braço, jardinagem e utilização de chave de fenda, por exemplo.

Outras doenças que acometem o cotovelo são: tendinite do bíceps, tendinite do tríceps, artrite, artrose e bursite.

A dor no cotovelo pode ser incapacitante, dificultando atividades simples do dia a dia, como escovar os dentes, tomar banho e comer. O médico ortopedista é o profissional capacitado para indicar o melhor tratamento para cada caso.

Cirurgia do Ombro

 

 

Cirurgia do Pé e Tornozelo

Os pés e tornozelos são responsáveis pela sustentação de todo o corpo. Segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, 70% da população mundial vai sofrer algum problema ou dor nos pés ao longo da vida.

A falta de cuidados simples e corriqueiros são os principais responsáveis por muitas das alterações encontradas.

Na Ortopedia, os pés podem apresentar inúmeras alterações, desde deformidades congênitas que necessitam de correção como a deformidade em cavo, pé plano, deformidades adquiridas como o joanete (hallux valgus), doenças relacionadas com alterações biomecânicas como a fasciíte plantar, metatarsalgias, talalgias ou tendinites, além de problemas traumáticos como entorse do pé ou tornozelo, fraturas do pé ou tornozelo, rupturas tendinosas.
Com um estudo cuidadoso e uma avaliação criteriosa, o Ortopedista da área de Pé e Tornozelo é capaz de identificar o problema e indicar o tratamento adequado para cada paciente, preservando ou restituindo, da melhor forma possível, a função dessas regiões.

Ortopedia Pediátrica

A Ortopedia Pediátrica é a área da Ortopedia dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de alterações ortopédicas e traumáticas da criança e do adolescente.

O Ortopedista Pediátrico atua nas malformações congênitas, nos problemas posturais e em outras condições que surgem no sistema músculo-esquelético durante o desenvolvimento da criança e do adolescente. Atua, também, em doenças neuromusculares, como Paralisia cerebral, Mielomeningocele, entre outras, e no diagnóstico e tratamento de fraturas e outras lesões desta faixa etária.

Em linhas gerais, os procedimentos da Ortopedia Pediátrica podem compreender a orientação e indicação de métodos para ajustes posturais, imobilização (com gesso, talas ou órteses), orientação quanto ao uso de palmilhas e outros recursos, assim como a realização de cirurgias ortopédicas.

Medicina da Dor

 

 

Cirurgia do Quadril

O quadril é uma articulação formada pelos ossos da pelve (acetábulo) e do fêmur (cabeça femoral) e por músculos e ligamentos que possibilitam a sustentação do peso do corpo e o caminhar (marcha).

Pode apresentar diversas doenças como artrose (desgaste), fraturas, necrose da cabeça femoral, displasia do quadril e outras que podem ser tratadas através de tratamentos conservadores ou cirúrgicos.

Contamos com uma equipe especializada no tratamento de doenças do quadril.

Tumores Ósseos

Dr. Gerson Gandhi Ganev (CRM 7889)
Dr. Mario Cezar Kormann
 (CRM 5454) (Ortopedia Oncológica Pediátrica)  – Conheça 

Os ossos podem ser acometidos com tumores benignos ou malignos. No entanto, nem sempre as “manchas” evidentes nos exames de imagens correspondem a tumores. De forma geral, essas alterações podem representar lesões pseudotumorais, ou seja, falsos tumores. Por isso, a história clínica, o exame clínico e os exames de imagem auxiliam o médico especializado em Tumores Ósseos a diferenciar os grupos de lesões.

O câncer ósseo é relativamente raro. Quando começa no tecido ósseo, é chamado de câncer primário do osso. Quando inicia em outro órgão e, posteriormente, atinge os ossos, é conhecido como câncer metastático para o osso. Os tumores ósseos malignos também podem se desenvolver em lesões benignas prévias e, neste caso, são chamados de cânceres secundários.

Os sinais e sintomas mais frequentes dos tumores ósseos são dor e aumento de volume. Podem estar presentes em conjunto ou separadamente, principalmente no início do quadro.

Se existir a suspeita de tumor ósseo, procure assistência médica. O diagnóstico e tratamento precoces do câncer ósseo melhoram o prognóstico e aumentam as chances de cura.

Ortopedia Osteometabólica

As doenças osteometabólicas são caracterizadas pela perda de massa óssea e ruptura da sua microarquitetura. Essa condição provoca a fragilidade do tecido e, consequentemente, a incidência de fraturas.

A Osteoporose é a principal e a mais frequente entre elas, afetando, principalmente, pessoas idosas. A Osteomalacia, o Hipertireoidismo, o Raquitismo e a Doença de Paget são outras doenças osteometabólicas comuns.
Entre as causas mais comuns das doenças osteometabólicas estão: herança genética, baixa massa óssea, tratamento com corticosteróides, dieta com baixo teor de cálcio, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo.

O diagnóstico depende da análise clínica do paciente e pode ser confirmado com a realização de exames de laboratoriais e de imagem. O tratamento das doenças osteometabólicas pode incluir medicamentos, dieta saudável e exercícios, com o objetivo de ajudar a prevenir a perda óssea e fortalecer os ossos já fracos.

Ortopedia Geral

A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, ou seja, de todos os elementos relacionados ao aparelho locomotor. Já a Traumatologia é a especialidade que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil, as especialidades são unificadas e recebem o nome de “Ortopedia e Traumatologia”.

Outro importante campo de atuação da Ortopedia e Traumatologia é a área do Esporte. De modo geral, é uma especialidade que trata as lesões esportivas nos mais diversos níveis de complexidade, de amadores até atletas profissionais.

Trauma Ortopédico / Fraturas

A área de Trauma Ortopédico tem como foco de atuação os procedimentos de
urgência e emergência. Dessa forma, atende pacientes que sofreram algum tipo de fratura nos membros superiores e/ou inferiores.

Geralmente, os traumas ortopédicos são associados a acidentes automobilísticos, quedas, traumas esportivos, esmagamentos e, até mesmo, traumas por armas de fogo. Assim, esses pacientes demandam um
atendimento rápido e especializado.

Muitas vezes, são necessárias intervenções cirúrgicas para o restabelecimento
da função músculo-esquelética do local do trauma. Em muitos casos, após a
cirurgia, os pacientes precisam de acompanhamento a longo prazo. Para uma boa recuperação, o envolvimento de equipes multidisciplinares, como Fisioterapeutas, costuma ser indicado.

O cirurgião do Trauma Ortopédico também realiza correção de sequelas decorrentes a fraturas dos membros.

Receba nossas orientações e novidades por e-mail: