A entorse de tornozelo é uma lesão bastante comum, mas exige cuidados. Seja caminhando ou correndo, a torção pode acontecer em diferentes graus e deixar sequelas importantes. Em alguns casos, o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

“A torção do tornozelo não pode ser negligenciada. A partir dela, podem ser provocados estiramentos e rupturas de tendões e ligamentos. Em alguns casos, até mesmo fraturas ósseas podem estar associadas” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161).

A gravidade da entorse de tornozelo depende da força (energia) aplicada sobre as estruturas no momento do acidente. Ela também depende da capacidade de reflexo do indivíduo para evitar a torção. Quando isso acontece, uma complexa reação neuromuscular é ativada para que os músculos, os ligamentos e os tendões apliquem força no sentido contrário e evitem danos maiores.

Sintomas e Pré-atendimento

Após a torção, é comum que a área afetada fique inchada e dolorida. Vermelhidão e calor também podem ser percebidos após a entorse de tornozelo.

“A primeira coisa a se fazer logo após a entorse de tornozelo é aplicar gelo e erguer a área afetada. Isso poderá reduzir os sintomas da inflamação e o edema. No entanto, é fundamental que o paciente procure ajuda médica o quanto antes, para um diagnóstico precoce e preciso” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161). 

Procurando ajuda

A entorse de tornozelo deve ser diagnosticado e tratada por médicos ortopedistas e traumatologistas. A Ortoclini possui um pronto atendimento para estes casos, com profissionais especialistas.

“Muitas pessoas que sofrem entorse de tornozelo menosprezam a lesão e não buscam atendimento. E o resultado pode ser bastante ruim. Essas lesões precisam ser tratadas de forma adequada, para não deixarem sequelas como dores e instabilidades (sensações de falseios)” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161). 

Diagnóstico da Entorse de Tornozelo

O diagnóstico da entorse de tornozelo pode ser feito de forma clínica. O exame físico, realizado por médico ortopedista, é uma etapa fundamental. Nele, o especialista, que possui um amplo conhecimento anatômico e fisiológico, busca o local exato da lesão e realiza testes específicos.

“O exame físico é feito com muito cuidado. Caso necessário, podem ser solicitados também exames complementares para a identificação de fraturas e determinar a extensão dos danos ligamentares como radiografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161).  

Tratamento

Na maior parte dos casos, o tratamento da entorse de tornozelo é conservador (sem cirurgia). Se adequadamente tratada, os riscos de sequelas, como as instabilidades, são pequenos. 

“Existe, no entanto, um grupo de pacientes com fraturas ósseas e lesões ligamentares que precisam ser tratados com cirurgia. Em alguns casos, deixar o corpo curar-se sozinho pode resultar em um processo regenerativo não adequado e em sequelas para o resto da vida” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161).

Cuide da sua saúde e preserve a sua qualidade de vida. Em caso de entorse de tornozelo, procure o médico ortopedista. A Ortoclini possui um pronto atendimento com especialistas. Conte conosco!