Cama elástica, trampolim ou pula pula. O nome pode variar de acordo com a região, mas a empolgação das crianças costuma ser a mesma! Seja em festas de aniversário, escolas ou em casa, os cuidados com a segurança dos pequenos nesses brinquedos são indispensáveis.

“Os acidentes com cama elástica são muito comuns. Eles podem variar desde entorse de tornozelo, ruptura de ligamentos, fraturas de ossos longos até contusões e traumatismos cranianos, por exemplo. Em alguns casos, o estado do paciente pode ser bastante grave e deixar sequelas para o resto da vida.” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161).

Abaixo, falaremos dos principais cuidados que devem ser adotados por pais ou responsáveis ao permitirem que as crianças brinquem em uma cama elástica.

Um por vez

Pode parecer chato, mas é necessário. A maior parte dos acidentes registrados com cama elástica acontece quando pessoas de diferentes tamanhos brincam juntas. Inclusive adultos. 

Ter um supervisor que controle a entrada de uma pessoa por vez é a melhor prevenção.

Além de não possuírem a mesma coordenação dos mais velhos, crianças menores tendem a sofrer as piores lesões, pois normalmente acabam ficando por baixo das crianças mais pesadas e fortes.

“Nessas situações, é comum uma pessoa desequilibrar e cair por cima da outra, fraturando os ossos do antebraço ou da perna, por exemplo. Uma criança de 10 anos que cai de joelhos sobre os ossos longos de uma de 5 anos pode causar um grave acidente sem querer.” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161).     

Dessa forma, é muito importante evitar que crianças pequenas, menores de 4 anos, brinquem em cama elástica. Elas ainda não possuem as capacidades coordenativas básicas para fazer isso com segurança.

Já os maiores devem brincar sozinhos, um por vez, para evitar choques. 

Outros cuidados importantes

Infelizmente, os choques entre as pessoas não são os únicos tipos de acidentes comuns com cama elástica. Além deles, há o risco de ser projetado para fora do brinquedo ou de saltar e ter uma parte do corpo ou roupa presa no equipamento.

“Traumatismos cranianos e graves entorses podem advir dessas situações. Por isso, mesmo que as crianças estejam brincando sozinhas na cama elástica, é importante a presença de um supervisor adulto. Além disso, deve-se adotar as medidas de segurança cabíveis.” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161).

Entre as medidas preventivas mais importantes para o uso seguro de cama elástica, podemos citar:

  • Utilização de telas de segurança ao redor da cama elástica, para evitar quedas;
  • As lonas, telas e redes não podem ter nenhum vão;
  • O entorno da cama elástica deve ser acolchoado e as molas devem estar encapadas;
  • No chão, o perímetro ao redor da cama elástica deve receber proteção para amortecer quedas, como tapetes EVA ou colchões;
  • O brinquedo deve estar em boas condições de conservação e possuir o selo de aprovação dos órgãos responsáveis.

O que fazer em caso de acidente com cama elástica?

Mesmo com todos os cuidados citados acima, acidentes com cama elástica ainda podem acontecer. Nessa situação, os ossos e membros das pessoas acidentadas podem ficar bastante deformados. 

“É importante, nesses casos, proteger bem o local da lesão e procurar ajuda médica especializada imediatamente. Somente o médico ortopedista poderá fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.” – Dr. Julio Cesar Sartori, Ortopedista e Traumatologista (CRM/SC 12307 | RQE 8161). 

A Ortoclini possui um pronto atendimento para casos como acidente na cama elástica, com profissionais especialistas. Na consulta de urgência o médico ortopedista poderá realizar os exames físicos e solicitar os exames de imagem complementares e necessários. 

O tratamento é sempre individualizado e pode envolver métodos conservadores ou cirúrgicos, dependendo de cada caso. 
Cuide da sua saúde e preserve a sua qualidade de vida. Em caso de acidente na cama elástica, procure o médico ortopedista o mais rápido possível. A Ortoclini possui um pronto atendimento com especialistas. Conte conosco!