A fascite plantar é um processo inflamatório que ocorre na “fáscia plantar”. Esta estrutura é uma banda fibrosa praticamente não elástica que recobre a musculatura da planta do pé e que se estende do osso calcâneo às bases dos dedos.

Esta fáscia promove a tensão entre o calcanhar e os ossos na região dos dedos, mantendo um arco no pé. Chamamos este arco de “arco longitudinal”, responsável pela absorção de impactos e também pela tensão que o pé exerce na hora da impulsão.

Muitas pessoas conhecem a dor na planta dos pés como “esporão de calcâneo”. No entanto, na maioria dos casos é a fascite plantar. 

Causas da Fascite Plantar

As causas da fascite plantar variam. Elas podem ter origem mecânica, provocadas pelo estiramento (quando há falta de alongamento ou diminuição na amplitude de movimento do tornozelo). 

Alterações hormonais que provocam hipotrofia da gordura plantar, trauma direto, doenças sistêmicas e síndromes miofasciais também podem provocar fascite plantar.

Outras causas associadas incluem a escolha de calçados inadequados, aumento do peso corpóreo e longos períodos em pé.

Sintomas da fascite plantar

A dor na planta do pé é o principal sintoma da fascite plantar e pode ser sentida em qualquer ponto da planta do pé, embora seja mais comum sob o calcanhar.

As queixas mais frequentes incluem a dor ao primeiro apoio após longo período em repouso ou após longos períodos em pé.

Existem ainda outras causas de dor na mesma região, como por exemplo tumores e doenças do nervo ciático. 

Por isso, é muito importante consultar o médico ortopedista assim que surgirem os sintomas.

Tratamento da fascite plantar

O tratamento da fascite plantar pode ser bastante longo e durar meses em alguns casos. Ele costuma incluir a utilização criteriosa de meios anti-inflamatórios, alongamentos, fortalecimentos, calçados adequados, ondas de choque, infiltrações e, em alguns casos, até a indicação cirúrgica.

Preserve a sua qualidade de vida. Em caso de suspeitas de fascite plantar, procure imediatamente um médico ortopedista. A Ortoclini possui um pronto atendimento com especialistas. Conte conosco!

Sobre o autor

Dr. Renan Gallas Mombach é Médico Ortopedista e Cirurgião de Pé e Tornozelo (CRM 12776 RQE 6188 TEOT 9889).