O trato iliotibial (TIT) é um tecido fibroso que se origina na bacia e a partir do tensor da fáscia lata e glúteo, indo até a tíbia pela lateral da coxa. A síndrome do TIT é causada por uma sobrecarga no TIT, causando dor na lateral da coxa aproximadamente 2-3 cm acima da linha articular do joelho. A dor pode ser irradiada em forma de “queimação”. 

Como ocorre?

Muito comum em corredores (1,5 – 10% dos corredores terão um episódio na vida (runners knee) e ciclistas. Na flexão do joelho em 30 graus, o TIT fica posterior ao epicôndilo lateral do fêmur. Durante a extensão do joelho, o TIT anterioriza, gerando um atrito.

Sintomas

Dor na lateral do joelho/coxa, muitas vezes em ‘queimação” ou pontada. Dor piora progressivamente, limitando a corrida e impedindo a progressão para distâncias maiores. Geralmente melhora após o repouso e gelo. 

Fatores predisponentes

Encurtamento do TIT e fáscia lata, desequilíbrio muscular de glúteo, hiperpronação do pé, geno varo, assimetria de membros inferiores.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico. Pode-se lançar mão de ressonância magnética e de uma avaliação biomecânica isocinética (para ajudar no tratamento). 

Prevenção e Tratamento

Inicialmente, tratamos com repouso relativo, AINES e gelo. Se faz importante o aquecimento antes de exercícios, equilibrar a musculatura (alongamento e fortalecimento de Glúteo e coxa), liberação miofascial, ajustes na corrida como postura, aumentar a cadência (mais passos por minuo), ajustes na bicicleta (bike fit).

Para melhores orientações, procure um Ortopedista. Busque informações com fisioterapeutas e educadores físicos (assessorias de corrida).

Sobre o autor

Dr. Rafael Lehmkuhl Gesser

Cirurgia do Joelho – CRM 14281 RQE 9777 TEOT 12982

– Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2007).

– Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo HMSJ/HCOR em Joinville (2009 à 2011).

– Especialização em Cirurgia do Joelho no Instituto do joelho/HCOR Dr. Rene Abdalla – SP.

– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

– Membro da AAOS (Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos).