O ombro é um das articulações mais complexas do nosso corpo. Com ele, nós realizamos movimentos fundamentais para o nosso dia a dia. Por isso, as lesões do manguito rotador podem prejudicar significativamente a qualidade de vida.

O que é Manguito Rotador?

“O manguito rotador é o nome que se dá a um conjunto de 4 músculos e seus respectivos tendões que envolvem a articulação do ombro. Esse complexo tem como função principal a estabilização do ombro.” – Dr. Breno Calgaro de Carvalho (CRM-SC 8783 / RQE 4708),  Médico Ortopedista e Traumatologista. 

Neste contexto, os músculos que fazem parte do manguito rotador são:

  • Supra-espinal;
  • Infra-espinal;
  • Subescapular;
  • Redondo Menor.

Como acontece a lesão do Manguito Rotador?

As lesões do manguito rotador podem ter características agudas e crônicas. As lesões agudas costumam ocorrer por conta de traumas, como as quedas. Já as lesões crônicas decorrem do próprio processo de envelhecimento ou de desgastes provocados pelo excesso de atividades.

No entanto, há casos em que a lesão é provocada por características anatômicas do paciente. Em certas pessoas, o movimento de elevar os braços pode gerar um atrito entre a estrutura óssea (acrômio), e o tendão supraespinhal do manguito rotador.

Esse atrito, conhecido como Síndrome do Impacto Subacromial, tem relação com fatores como:

  • Formato ósseo
  • Calcificações
  • Atrofia
  • Desequilíbrios musculares
  • Distúrbios de postura

Dor no Ombro e Fraqueza nos Braços

Geralmente, o sintoma mais comum de lesão do manguito rotador é a dor no ombro, em especial na parte da frente do ombro. No entanto, pode provocar também fraqueza nos braços.

“Comumente, a dor causada pela lesão do manguito rotador costuma irradiar para face lateral do braço, principalmente no período noturno. Ela também pode ocorrer nas atividades do dia a dia, como pegar objetos altos e estender roupas no varal. Porém, movimentos com o braço em posição mais baixa, como colocar a camisa para dentro da calça e retirar soutien, também podem provocar dor.” – Dr. Breno Calgaro de Carvalho (CRM-SC 8783 / RQE 4708), Ortopedista da Ortoclini, em Florianópolis/SC.

Diagnóstico

O diagnóstico da lesão do manguito rotador pode ser clínico e deve ser realizado por um médico ortopedista. Todavia, em alguns casos, o especialista pode solicitar exames de imagem complementares.

Caso não sejam tratadas, as lesões do manguito rotador podem aumentar com o tempo. Assim, podem causar grande desconforto. Por isso, em caso de dor no ombro ou fraqueza nos braços, é importante buscar orientação médica. O médico ortopedista é o especialista indicado para estes casos.

Tratamento da Lesão do Manguito Rotador

Dependendo do caso e do diagnóstico médico, o tratamento das lesões do manguito rotador pode ser conservador ou cirúrgico. No entanto, o objetivo é sempre o mesmo: preservar ao máximo o ombro e a qualidade de vida do paciente.

A indicação do tipo de tratamento, cirúrgico ou não, depende da avaliação do médico ortopedista e leva em consideração diversos fatores, desde o tipo de lesão à condição clínica de cada paciente. Por isso, a avaliação individualizada é fundamental.

“A cirurgia para o tratamento da lesão do manguito rotador é minimamente invasiva, realizada por videoartroscopia. Assim, a partir de pequenos acessos, chamados de portais, nós inserimos uma microcâmera e os instrumentos cirúrgicos. Com isso, podemos visualizar e corrigir a lesão.” – Dr. Breno Calgaro de Carvalho (CRM-SC 8783 / RQE 4708), Ortopedista na Ortoclini, em Florianópolis.

Cirurgia Minimamente Invasiva

A videoartroscopia para o tratamento da lesão no manguito rotador é realizada sob anestesia geral e em regime de internação hospitalar. Normalmente, a alta hospitalar ocorre na manhã subsequente, quando serão dadas todas as orientações necessárias para o pós-operatório.

Entre as vantagens da cirurgia minimamente invasiva (videoartroscopia) para as lesões do manguito rotador, podemos citar:

  • Menor agressão cirúrgica, possibilitando uma recuperação menos dolorosa e cicatrizes mais estéticas.
  • Menor sangramento e, portanto, menor risco de complicações anestésicas.
  • É considerado o melhor exame para diagnóstico das lesões.
  • Possibilidade de tratamento de múltiplas lesões no mesmo tempo.

Cuide da sua saúde! Sintomas como dor no ombro e fraqueza nos braços podem ter como causa a lesão do manguito rotador. Nesses casos, procure um médico ortopedista para a correta avaliação e tratamento. A equipe da Ortoclini pode ajudar. Conte conosco!

Sobre o autor:

Dr. Breno Calgaro de Carvalho (CRM-SC 8783 / RQE 4708) é Médico Ortopedista e Traumatologista da Ortoclini, em Florianópolis/SC. Mais informações:

  • Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina;
  • Especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis;
  • Especialização no Programa de Residência Médica em Cirurgia Ombro, no Hospital Ortopédico Belo Horizonte – MG;
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro;
  • Membro Titular da Sociedade Catarinense de Ortopedia e Traumatologia.