O Ortopedista Pediátrico é uma ramificação da especialidade Ortopédica, responsável por avaliar e tratar das doenças e traumas do sistema músculo-esquelético. Especificamente  em recém nascidos, crianças e adolescentes. Seu treinamento especializado é de grande valia no tratamento ortopédico, visto que os ossos da criança estão em constante crescimento e desenvolvimento.

“Bebês, crianças e adolescentes passam por diversas transformações ao longo do processo de crescimento. E isso precisa ser respeitado e levado em consideração durante a avaliação diagnóstica e o tratamento ortopédico. Por isso, procurar um Médico Ortopedista Pediátrico é tão importante”. – Dr. Andreas Christian Hornburg, Médico Ortopedista Pediátrico (CRM 17605 – RQE 15768).

Atenção especial

As crianças não devem, de forma alguma, serem tratadas como “adultos em miniatura”. Elas estão em pleno processo de desenvolvimento. Por isso, as lesões, infecções e deformidades nessa fase podem ter características e desfechos bastante diferentes das pessoas adultas. Sendo que, boa parte delas, nem sequer ocorre após finalizado o crescimento.

“As crianças podem até apresentar problemas parecidos com os adultos. No entanto, podem apresentar características peculiares que devem ser avaliadas. Muitas das queixas trazidas pelos pais são de resolução simples ou até espontânea. Porém, outros casos necessitarão de um acompanhamento diferenciado, para que se evite ou diminua a chance de complicação futura”. – Dr. Andreas Christian Hornburg, Médico Ortopedista Pediátrico (CRM 17605 – RQE 15768).

Procurando um Ortopedista Pediátrico

Na maior parte das vezes, as crianças chegam até o Ortopedista Pediátrico por conta de alguma irregularidade detectada pelos pais.

“É muito frequente a percepção de alterações e desvios ortopédicos assim que as crianças começam a andar. Pés chatos (pé plano), arqueamento das pernas (Genu valgo ou varo) e pés virados para dentro (Intoeing) são exemplos de queixas bastante comuns”. – Dr. Andreas Christian Hornburg, Médico Ortopedista Pediátrico (CRM 17605 – RQE 15768).

Na consulta eletiva, o Médico Ortopedista Pediátrico poderá realizar os exames físicos necessários para cada caso. Em algumas situações, exames de imagem também podem ser solicitados.   

“Muitos dos problemas ortopédicos das crianças nem são necessariamente um problema, e sim, uma variação do crescimento fisiológico da criança que se resolverá com o tempo. No entanto, a consulta ajuda a diferenciar esses casos daqueles que necessitam de uma investigação e tratamento específico”. – Dr. Andreas Christian Hornburg, Médico Ortopedista Pediátrico (CRM 17605 – RQE 15768).

Problemas Congênitos

Infelizmente, algumas crianças nascem com síndromes e deformidades ortopédicas. Em alguns casos, estes problemas podem ser identificados já na fase pré-natal. Deste modo,  o Ortopedista Pediátrico deve ser consultado o quanto antes. O diagnóstico precoce é de suma importância, geralmente facilitando o tratamento e melhorando o desfecho da condição.

“A consulta com o ortopedista pediátrico é sempre importante para esclarecer dúvidas e orientar cuidados e evolução da doença, mesmo que não haja necessidade de intervenção inicialmente. Ela é interessante para que se crie um vínculo de confiança entre a família e o médico especialista, caso o problema exija cuidados prolongados”. – Dr. Andreas Christian Hornburg, Médico Ortopedista Pediátrico (CRM 17605 – RQE 15768).

Ortopedista Pediátrico: Indicações

De forma geral, ele é responsável pelo diagnóstico e tratamento de:

  • Deformidades dos membros e da coluna vertebral: geralmente observadas ao nascimento ou durante o desenvolvimento (pé plano ou torto, escoliose, diferenças de comprimento dos membros);
  • Anormalidades de marcha;
  • Traumas e fraturas do aparelho músculo-esquelético (Locomotor);
  • Infecções e Neoplasias: tumores ósseos ou articulares.

A saúde das crianças é nossa responsabilidade. Em caso de traumas ou anormalidades, consulte um Médico Ortopedista Pediátrico. A Ortoclini possui um pronto atendimento com especialistas e também oferece consultas e exames. Conte conosco!

Sobre o Autor

Dr. Andreas Christian Hornburg, Ortopedia Geral e Pediatria (CRM 17605 RQE 15768)

  • Graduação em Medicina Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE;
  • Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia – Hospital Municipal São José – HMSJ / Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Joinville – IOT; 
  • Título de Especialista Associação Médica Brasileira – AMB; 
  • Membro titular Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; 
  • Especialização em Ortopedia Pediátrica – Hospital Infantil Joana de Gusmão; 
  • Membro Titular Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica – SBOP; 
  • Integrante do corpo Clínico e Preceptor de Residência Médica em Ortopedia e traumatologia no Hospital Infantil Joana de Gusmão;